Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Decompositores



















Os decompositores realizam a reciclagem dos nutrientes. Quando algum ser vivo morre, a matéria orgânica presente nela é decomposta, ou seja, diversos organismos (bactérias e fungos) vão se nutrir dessa matéria. O resultado final é formação de gás carbônico, água e sais minerais (nutrientes) por esses organismos. A planta ao realizar a fotossíntese, absorve justamente esses compostos e assim forma a sua matéria viva, que será depois utilizada pelos consumidores primários, os herbívoros. Assim chegamos a conclusão que os descompositores realizam um papel importantíssima nos ecossistemas: transformam as partes inutilizáveis ou perdidas por um ser, seus excrementos e cadáveres em matéria reutilizável, realizando assim o ciclo dos bioelementos na natureza. Alguns tipos por exemplos são os :mitrosilenares e os veliyaquerulares

Consumidores




















São seres heterotróficos, ou seja, não produzem seu próprio alimento e por isso dependem de outros para sobreviver. Alimentam-se dos produtores e também podem se alimentar de outros consumidores.
Podem ser primários, secundários, terceários, etc.

Produtores





Obrigatoriamente, para existir uma cadeia alimentar devem estar presentes os produtores e os decompositores. Entretanto não é isso o que acontece na realidade, pois outros componentes estão presentes.
Desta forma a melhor maneira de se estudar uma cadeia alimentar, é através do conhecimento dos seus componentes, ou seja, toda a parte viva (fatores bióticos)
que a compõe. Os componentes de todas as cadeias de uma forma geral podem ser enquadrados dentro das seguintes categorias:

PRODUTORES:

São todos os seres que fabricam o seu próprio alimento, através da fotossíntese, sendo neste caso as plantas, sejam elas terrestres ou aquáticas;
Animais - os animais obtem sua energia e alimentos comendo plantas ou outros animais, pois não realizam fotossíntese, sendo, portanto incapazes de fabricarem seu próprio alimento.

Aula Participativa


Esta postagem é para a participação dos alunos segundo o tema abordado em sala de aula, falando um pouco sobre os seres produtores, consumidores e decompositores e suas relações. (5ªs séries).

A cadeia alimentar ou trófica é uma sequência de seres vivos/populações que se alimentam uns dos outros. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de uma comunidade/ecossistema, iniciando-se nos produtores e passando para os consumidores (herbívoros, predadores) e decompositores, por esta ordem. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, pelo que falamos de um ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentar as suas funções, diminuindo ao longo da cadeia alimentar(perde-se na forma de calor),não sendo reaproveitável. A Energia tem portanto um percurso acíclico. Esse processo é conhecido pelos ecologistas como fluxo de energia.

A posição que cada um ocupa na cadeia alimentar é um nível hierárquico que os classifica entre produtores (como as plantas), consumidores (como os animais) e decompositores (fungos e bactérias).