Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2011

Clivagem e Gastrulação

Clivagem, para a Embriologia, é o nome que se dá ao processo específico de divisão celular equacional (=mitose) no ínicio do desenvolvimento embrionário, pelo qual o zigoto, também dito célula-ovo, originará a multicelulariedade do embrião. O que define como se processará uma clivagem é a quantidade de vitelos existentes e a sua distribuição dentro dosovos. Pode ser clivagem holoblástica (ou total): igual ou desigual ou meroblástica (ou parcial): discoidal ou periférica.

Após a fecundação, o zigoto começa um processo de divisão para formar os dois primeiros segmentos, que surgem da separação da célula-ovo em duas células-filhas, que serão chamadas blastômeros. Essa divisão ocorre pelo processo de mitose, onde todas as células terão o mesmo material genético daquelas das quais se originaram.

[editar]Tipos de clivagem

Na Segmentação Total Igual, todo o zigoto sofrerá segmentação. Um zigoto dará origem a dois blastômeros. Essas divisões vão continuar, dando origem a mais duas células, e assim por diante. Esse número de células vai aumentando ate formar um aglomerado celular, que tem o nome de mórula. Essa segmentação é própria dos mamíferos, anfioxos eequinodermos, onde a quantidade igualitária de vitelo permite a formação de blastômeros do mesmo tamanho.

Na Segmentação Total Desigual o vitelo se mistura com o citoplasma somente no pólo vegetativo, como a mitose trabalha/ocorre mais lentamente com a presença do vitelo, os blastômeros que não o têm reproduzem-se mais. Isso resulta em uma mórula com muitos micrômeros, que não possuem vitelo, e poucos macrômeros, com muito.

Na Segmentação Parcial Discoidal, apenas o disco de citoplasma, que fica no chamado pólo animal, sofre clivagem, no restante, não há segmentação. Esse tipo de segmentação acontece, em geral, em óvulos de répteis, aves, alguns peixes e nos mamíferos ovíparos (Monotremados).

A Segmentação Parcial Superficial acontece em ovos de insetos. Nela, o citoplasma fica em volta do vitelo, que fica no centro. Apenas o núcleo sofre divisões inicialmente, produzindo um cenócito. A seguir, ocorre a migração desses núcleos cenocíticos para a periferia dessa célula multinucleada, e, aí, há a celularização de cada núcleo. Depois disso, núcleo e citoplasma dividem-se mais algumas vezes, e essas células ficam, assim como o citoplasma, em volta do vitelo, criando uma corda que o envolvera. Diferente das outras segmentações, nessa, um mórula não é formada.

Maior quantidade de vitelo significa maior resistência à clivagem. Se a clivagem for incompleta, o embrião forma-se como um disco de células, na superfície da massa de vitelo. Na clivagem completa, os sulcos de clivagem dividem completamente a massa do ovo. O vitelo está concentrado no pólo vegetal no ovo de rã. Os blastômeros no pólo animal são menores,e os do pólo vegetal são maiores.

[editar]

Gastrulação é o nome do processo pelo qual ocorre uma invaginação nos tecidos do embrião, formando os folhetos embrionários. Em humanos, a gastrulação dá origem a um disco embrionário com três lâminas, ou três folhetos germinativos: endoderma, mesoderma e ectoderma, sendo caracterizados como triblásticos.

O endoderma dá origem aos tecidos de revestimento do sistema digestório, respiratório e às células de glândulas de órgãos como o fígado e pâncreas.

O ectoderma origina o sistema nervoso e a epiderme.

O mesoderma origina quase todo o restante.

Durante a gastrulação há a formação da notocorda e o embrião recebe o nome de gástrula.

Em humanos, na terceira semana forma-se a linha primitiva, que é um acúmulo de células do epiblasto e sua extremidade anterior forma o nó primitivo, evidenciando um eixo cefálico-caudal. A partir das células da linha primitiva formam-se as células do mesênquima, que origina o mesoderma. O epiblasto origina o ectoderma e o hipoblasto origina o endoderma.

A notocorda começa ser formada quando algumas células do mesênquima migram na região do nó cefálico e crescendo entre o mesoderma e o ectoderma.

Na região caudal da linha primitiva forma-se a membrana cloacal, que dará origem ao ânus.

A linha primitiva degenera, porém se persistir em humanos dá origem a um tumor chamado teratoma.

Por volta da segunda semana forma-se o alantóide, que tem função na atividade respiratória e é local para armazenar urina de embriões de répteis, aves e alguns mamíferos. Em humanos está relacionado com o desenvolvimento da bexiga urinária.

Na gastrulação também temos a formação do arquêntero, que pode se chamado de intestino primitivo, e a formação do blastóporo, que é o ponto de invaginação da gastrulação.

Em alguns animais, o blastóporo dá origem à boca, e são chamados de protostômios. Quando o blastóporo dá origem ao ânus, são chamados de deuterostômios.

http://www.forp.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário